terça-feira, 18 de maio de 2010

FESGO no IEL Nacional

A aluna egressa Ludmilla Costa foi entrevistada hoje pela Revista Interação promovida pelo IEL Nacional. A entrevista reflete um acompanhamento dos vencedores dos prêmios IEL Top Estagiário, e por a aluna ter sido a vencedora em 2007, ela pôde falar um pouco sobre sua trajetória depois do prêmio.

Abaixo a íntegra da reportagem em primeira mão:


Primeiramente quero agradecer a oportunidade de falar um pouco sobre minha trajetória profissional, que teve grande contribuição do IEL através dos programas de estágio que participei pela oportunidade de contribuir para despertar jovens estudantes, para a importância do estágio. 

Então vamos às perguntas:

1. Como foi ganhar em 2007 essa premiação? Na própria instituição que você trabalhava e no meio profissional?

Participar das premiações foi uma VITÓRIA pessoal e profissional, por tantos obstáculos que já atravessei em meu pequeno tempo de existência. Só não esperava que fosse um 1° lugar estadual e um 2° lugar nacional, com 19 anos e uma “carreira toda pela frente” e ainda concorrendo  com acadêmicos de Universidades Estaduais e Federais.

Na instituição onde eu estagiava ficou o sentimento de agradecimento pelo projeto desenvolvido, visto que surgiu uma grande oportunidade e o Diretor da empresa me aconselhou a abraçar e buscar os meus objetivos, pois acreditava que poderia alcançar e desenvolver projetos maiores que aquele, mas ainda mantenho contato com o pessoal da empresa.

No meio profissional, logo após ter recebido o prêmio em 2007 houve uma mudança de comportamento, tanto meu (passei a me dedicar ainda mais) quanto das pessoas que conviviam comigo no trabalho e na Faculdade Estácio de Sá. A visão dos professores e colegas, que já tinham uma consideração importante, pois desde o primeiro período da faculdade fui uma das melhores alunas, procurando sempre desenvolver bons trabalhos buscando o conhecimento e desenvolvimento de habilidades. Além da mudança de comportamento a experiência que o projeto proporcionou e o prêmio recebido, fez surgir grandes oportunidades de trabalho até então inesperadas, considerando que ainda estava cursando o 5º período do curso de Administração, e até hoje vejo que as oportunidades têm grande influência dos resultados do prêmio. Além de ter confirmado a área que pretendia atuar, que era Consultoria, desenvolvimento de Projetos e ser Professora de Administração.“Valorizando sempre as qualidades como iniciativa, competência técnica, comprometimento, trabalho em equipe e criatividade."


2. Qual o projeto que vocês apresentaram? Algo inovador?
O projeto desenvolvido e apresentado ao IEL, com o apoio da Profª Msc. Ana Cristina Pacheco Veríssimo, teve como foco o diagnóstico e reestruturação de processos no Instituto de Medicina do Sono, durante a realização do diagnóstico percebeu-se que a clínica acumulava grandes prejuízos com contas médicas glosadas (contas que o plano de saúde não considera cabível para pagamento por diversos motivos). Após a realização do diagnóstico realizou-se a reestruturação da rotina para evitar os erros que causavam as perdas financeiras (glosas), junto a reestruturação desenvolveu-se manuais e treinamentos para a equipe. O resultado do trabalho desenvolvido foi a redução de 91% no valor das perdas financeiras com convênios e redução de 75% na quantidade de contas glosadas. As técnicas utilizadas no projeto foram as ferramentas de Gestão da Qualidade (Ciclo PDCA, Diagrama de Ishikawa, 5w2h e fluxograma), a forma de utilização foi inovadora pois até o momento não havia registro de utilização destas técnicas com foco na redução de perdas financeiras em clínicas. Já em 2008, como Trabalho de Conclusão de Curso sob orientação do Prof. Msc. Iran de Macedo Cordeiro, estas mesmas técnicas foram aplicadas na realização de diagnóstico com o mesmo foco (glosas) em um hospital de médio porte, obtendo grande sucesso. Estes foram os primeiros passos que dei na área que atuo hoje (Gestão de processos de negócio).  
  
3. Você acredita que está colhendo frutos da premiação e do estágio que você fez?

Sim, com certeza. 

Durante este período (2007 a 2010) já participei e participo de projetos na área de Gestão de processos em empresas do ramo hospitalar, concessionária de veículos e máquinas pesadas e hotel. Atualmente faço parte da equipe de processos da "Moneo métodos e processos", empresa de consultoria com sede em São Paulo. O interessante é que a oportunidade de trabalho na Moneo surgiu através da indicação de um professor da faculdade 6 meses após a finalização do curso de Administração.

Hoje, com 22 anos, já consegui boa parte dos objetivos estabelecidos desde 2005. Já trabalho em uma empresa de Consultoria, atuo na área de Gestão de processos de negócio (BPM Bussiness Process Management), uma área que gosto muito e com a qual tive o primeiro contato através do projeto desenvolvido que proporcionou a premiação. Estou finalizando o MBA em Gestão de Projetos, já ministro cursos na área em que atuo e iniciarei a carreira como professora acadêmica em fevereiro de 2011. E meus objetivos para os próximos 7 anos são: Certificação Profissional em Processos de Negócio (CBPP®) mestrado e doutorado, pois quero contribuir para o aperfeiçoamento das técnicas vinculadas a Gestão Estratégica de Processos de Negócio.

Em resumo toda essa trajetória, considerada de sucesso, iniciou-se no estágio e com o apoio dos professores e receptividade da empresa, contribuiu para o meu desenvolvimento profissional e o desenvolvimento das empresas onde foram desenvolvidos os  projetos.

4. O estágio é importante para o estudante?

O estágio é muito importante! Através dele você pode descobrir e iniciar a atuação na área que te desperta interesse. Pois é a oportunidade de ver e/ou colocar em prática o que se aprende na Universidade, ou ainda, é a oportunidade de complementar o desenvolvimento teórico adquirido, promovendo a fixação do conhecimento e o desenvolvimento das habilidades necessárias para trabalhar em equipe e contribuir para a melhoria da eficiência e eficácia nas empresas, além do seu próprio desenvolvimento profissional que se torna conseqüência do processo de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário