terça-feira, 10 de novembro de 2009

Visita a São Paulo

Na última semana de outubro, os professores Sandro Rodrigues, Iran Macedo e Ana Cristina levaram os alunos de diversos períodos do curso de Administração para uma visita em São Paulo.

Abaixo vocês poderão conferir as fotos da viagem,  algumas observações do Prof. Sandro e o depoimento do aluno Fernando Henrique do 8. período.

Acessem o álbum (clique aqui)

Viagem (período de 28/10 a 01/11/09) com 41 alunos e 3 professores, na Cidade de São Paulo, onde :

1) Visita as empresas: Mapfre S/A - Multinacional Espanhola, no segmento de seguros em geral; Cesvi (Centro de Inspeção Veiculas) e CENESP (Centro Emprsarial de São Paulo com 23 mil colaboradores;

2) Museu Paulista ou mais conhecido como Museu Ipiranga;

3) Foi vivenciado pelos alunos a teoria visto literalmente na prática;

4) Praia Grande, pois também ninguém é de ferro;

"Foi uma grande satisfação em presenciar pelo olhar de cada um em analisar diversidades de cultura, bem como a sensibiliade do novo (18 milhões de habitantes), muita agitação, e pessoas que viram o mar pela primeira vez e saberem que aquilo que ensinamos em sala de aula se aplica nas empresas.""

Prof. Sandro Rodrigues

"Durantes esses dias em São Paulo foi possível vivenciar, um pouco, como é viver em uma megalópole, em que o luxo e o lixo estão ao lado. Ao mesmo tempo em que você está num escritório com o que há de mais moderno, olha pela janela e vê um monte “casas” amontoadas umas sobre as outras, isso é São Paulo.  Essa cidade parece um quebra-cabeça de pessoas e coisas que foram se juntando, porém suas peças nem sempre se encaixam, fazendo com que se sinta em um outro mundo. Vivenciar São Paulo foi perceber o quanto nos limitamos e somos limitados, ao pensar que a nossa realidade é a única existente, talvez porque não nos possibilitamos ir além daquilo que é o mais cômodo.

Estar no CESVE, no Cenesp e na MAFRE, foi a oportunidade de enxergar aquilo que é aprendido se concretizando enquanto prática, ao mesmo tempo foi a oportunidade de ver práticas que poderão se tornar teorias, pois há uma relação dialética entre elas. É muito restrito pensar uma formação que se dê apenas entre quatro paredes, pois uma faculdade deve forma muito mais que um profissional, deve formar seres humanos capazes de intervir na sua realidade.

São Paulo foi a oportunidade de conhecer pessoas que estudam na sala ao lado, mas pela correria muitas vezes “não temos tempo” para conhecê-las, saber o que pensam ou que fazem vida. O bom foi o contato com pessoas que estão nos períodos iniciais e intermediários, ávidas por saber o que enfrentariam pela frente, ou até mesmo de pessoas em outros turnos, que se não fosse estar em Sampa não teria a possibilidade de conhecer.

Estar com pessoas diferentes, em lugares diferentes promove uma reflexão interior, sobre aquilo que somos enquanto pessoas e aquilo que podemos ser, assim é possível buscar a evolução continua. Como já dizia Heráclito, “um homem não pode se banhar duas vezes no mesmo rio”, visto que o homem e o rio se transformam."

Fernando Henrique

Um comentário:

  1. Parabéns aos professores Sandro e Iran e à professora Ana Cristina pela iniciativa. Percebi, pelas fotos, que a Visita Técnica foi um sucesso.
    Compartilho com vocês o pensamento de que o processo educativo é esta constante interação entre teoria e prática.
    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Profa. Telma Camargo da silva

    ResponderExcluir